Pênfigo vulgar: como proceder?

fev. 23, 2023

O pênfigo vulgar é uma doença autoimune relativamente rara, caracterizada pela formação de bolhas de diversos tamanhos sobre as mucosas e também na região genital.

Surge com maior frequência em pacientes de meia-idade ou idosos e raramente afeta crianças. Além disso, não é uma doença contagiosa, mas sim autoimune.

O problema é grave e prejudicial e pode causar infecções e muito desconforto para a mulher.

Quais as principais causas do pênfigo vulgar?

Como citamos, esta é uma doença autoimune, ou seja, desencadeada pelo próprio sistema imunológico da paciente.

O sistema imunológico é o responsável por fabricar células especiais, os anticorpos, que protegem o organismo contra invasores e corpos estranhos, como vírus e bactérias.

Contudo, quando a paciente tem uma doença autoimune, os anticorpos acabam atacando por engano os tecidos do próprio corpo.

No caso do pênfigo vulgar, os anticorpos produzidos atacam as proteínas que unem as células da camada mais superficial da pele, a epiderme, entre si. Então, quando essa união se rompe, as células se separam das camadas inferiores da pele, formando bolhas.

ulcera-vulva-dra-juliana-ribeiro-ginecologista-sao-paulo

Apesar dos motivos que desencadeiam a doença serem desconhecidos, acredita-se que alguns aspectos podem influenciar sua ocorrência, por exemplo:

• Predisposição genética;
  • Fatores ambientais;
  • Estresse;
  • Viroses.

Quais os sintomas do pênfigo vulgar?

O principal sintoma da doença é o surgimento de bolhas claras, moles e dolorosas de vários tamanhos. Geralmente, as bolhas começam nas mucosas, podendo afetar:

• Gengivas;
  • Região interna das bochechas;
  • Língua;
  • Céu-da-boca;
  • Garganta;
  • Região interna do nariz;
  • Região genital.

É comum que a paciente tenha bolhas e feridas nas mucosas por alguns meses. A partir daí, começam a surgir também bolhas na pele, afetando o couro cabeludo, as costas, o peito e depois todo o corpo.

No geral, os efeitos são bastante prejudiciais, pois as feridas são bastante dolorosas e podem, por exemplo, dificultar a paciente de sentar e se locomover, caso ocorram na região genital.

bolhas-genitais-dra-juliana-ribeiro-ginecologista-sao-paulo

Além disso, ao se romperem, elas podem deixar feridas crostosas e em carne viva, o que pode levar a infecções sérias.

Como é feito o diagnóstico desta doença?

O exame clínico nos auxilia a perceber a existência da doença. Muitas vezes, quando as lesões são puramente genitais, pode ser necessário avaliação por Ginecologista e Dermatologista.

Contudo, o diagnóstico preciso é confirmado por meio de biópsia da pele lesionada.

tratamento-dor-regiao-genital-dra-juliana-ribeiro-ginecologista-sao-paulo

Em alguns casos, pode ser necessário realizar um exame chamado imunofluorescência, em que são utilizados corantes químicos na amostra de pele para observar o depósito de anticorpos no microscópio.

Qual o tratamento do pênfigo vulgar?

O pênfigo vulgar é uma doença grave e pode ser fatal se não receber o devido tratamento. No entanto, a maioria das pessoas que trata o problema consegue ter um bom prognóstico.

Aqui, ressaltamos que o acompanhamento com reumatologista será fundamental nestes casos.

Para o tratamento, indicamos o uso de corticosteróides com administração via oral e intravenosa. Então, reduzimos a dose aos poucos, conforme controlamos a doença.

Algumas pacientes reagem bem ao tratamento e podem interromper a terapia com medicamentos. Todavia, em alguns casos é preciso continuar tomando-os em doses baixas durante um longo período.

ferida-vagina-dra-juliana-ribeiro-ginecologista-sao-paulo

Além disso, em casos de feridas genitais, indicaremos a higiene correta e o uso de pomadas no local para curar as feridas.

Pode ser necessário também administrar antibióticos para combater as infecções ou bolhas que se romperam, além de realizar curativos para proteger os locais.

Situações nas quais a doença apresenta grau moderado ou grave, pode ser preciso fazer a internação da paciente para que ela receba o devido atendimento.

Buscar atendimento médico é de extrema importância para o sucesso do tratamento.

Sendo assim, se você notar bolhas pelo corpo e/ou na região genital, não hesite em se consultar com um profissional.