Diferente do que muitos pensam, o parto humanizado não tem relação com a via de parto (se vaginal ou cesárea), mas sim com a importância das decisões da gestante neste momento.
Então, podemos dizer que o parto humanizado não diz respeito a um tipo de parto específico, mas sobre a conduta da equipe assistencial que deve ser respeitosa e levar em consideração os desejos e saúde da mulher e do bebê.
Quando temos um nascimento humanizado, isso significa que a mulher teve acesso a todas as informações necessárias sobre o assunto e pôde se programar e informar suas preferências para a equipe que a assiste. Significa que ela teve acesso a um pré natal adequado, com a realização de consultas e exames que permitiram a gestação evoluir sem maiores complicações. E significa também que foi atendida em um ambiente acolhedor, respeitoso e seguro, tanto na gravidez quanto no parto.
Além disso diz também respeito ao uso de intervenções somente quando necessárias e com comprovação científica da sua eficácia.
Por exemplo, ela poderá optar por itens do ambiente de parto, como música ou iluminação da sala no momento do parto, quais os meios de alívio da dor ela prefere, qual posição ela quer ter o neném, o membro da família irá acompanhá-la, dentre outras possibilidades.
Inclusive, esta conduta do parto humanizado segue recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e baseia-se em evidências científicas que comprovam os benefícios para a mãe e o neném.
Por mais que haja um movimento em favor do parto vaginal, que é sempre válido, por ser o mais seguro para a mãe e o bebê na imensa maioria das vezes, como dissemos o parto humanizado nada tem a ver com a via de parto.
É possível que a mulher tenha um parto vaginal ou uma cesárea seguindo os princípios da humanização do nascimento.
Vale destacar que um parto humanizado não significa um parto sem acompanhamento. Pelo contrário, a equipe assistencial, que é composta por médicos obstetras, enfermeiras obstetras, fisioterapeutas e doulas, irá acompanhar todo o processo e fazer as devidas intervenções, caso seja necessário, de acordo com o que foi previamente decidido no plano de parto.
O plano de parto é um guia elaborado pela gestante em conjunto com sua equipe descrevendo sobre como ela gostaria que fosse seu parto e os cuidados iniciais com o recém-nascido.
Segundo recomendações da OMS, a mulher deve elaborar uma carta com o auxílio de sua obstetra ao longo das consultas pré-natais onde ela anota todas suas preferências em relação a todo o processo. Durante o pré natal também são realizadas uma consulta com pediatra e outra com enfermeira obstétrica, para alinhar esses cuidados imediatos no parto e logo após o nascimento.
O intuito do plano de parto é que a mulher colha o máximo de informações e reflita bastante sobre este momento.
Além disso, é uma forma dela informar aos membros da equipe antecipadamente as suas preferências, dado que durante o trabalho de parto é difícil tomar decisões.
Algumas informações pertinentes são:
Importante dizer que o plano de parto não deve ser encarado como uma lista de desejos obrigatórios a serem cumpridos.
O trabalho de parto pode evoluir de diferentes formas e é importante abordar o máximo de possibilidades na construção do plano de parto, discutindo com sua equipe também o que fazer em situações não habituais, tais como:
Inúmeros são os benefícios de um parto humanizado. Isso porque, essa abordagem implica em oferecer para a gestante e o neném o melhor amparo médico e tecnológico de modo a garantir o respeito, conforto e segurança necessários.
Podemos citar como principais vantagens:
Assim, podemos afirmar que a humanização do parto garante o protagonismo da mulher neste momento tão valioso de sua vida. Além disso, certifica a adoção de práticas médicas necessárias e respeitosas, independentemente da via do parto.
Converse com sua obstetra a respeito!
Ginecologista e Obstetra de formação, eu acredito que informação é a maior forma de poder que podemos ter. Como médica, tenho a missão de trazer a vocês o maior número de informações possíveis, a fim de poder ajudá-las a participar ativamente do cuidado da sua saúde.
Acredito que a prevenção é a melhor escolha sempre e que o engajamento da paciente no tratamento é a melhor forma de ele dar certo.
"Faço o meu trabalho com a visão de poder estimular minhas pacientes a fazer escolhas de saúde conscientes e que caibam no seu estilo de vida."
Rua Domingos de Morais, 2781
14º Andar - Vila Mariana - São Paulo
CEP: 04035-001
3 minutos do metrô Santa Cruz
7 minutos do Hospital São Paulo
6 minutos da Unifesp
Dra. Juliana Teixeira Ribeiro • CRM-SP 152931 • RQE 70719 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.
Desenvolvido por Human Marketing Digital