De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado que, caso o bebê nasça saudável, ele tenha contato direto com a mãe nesta primeira hora antes mesmo de receber qualquer cuidado na maternidade, independentemente da via de parto (vaginal ou cesárea).
Esse contato do neném com a pele da mãe traz inúmeros benefícios para ambos, como uma maior facilidade na amamentação e redução do risco de infecções da criança.
Devemos lembrar que, até pouco tempo atrás, era muito comum que levássemos o recém-nascido para receber os primeiros cuidados neonatais antes mesmo da mãe vê-lo.
No entanto, cada vez mais buscamos humanizar o momento do parto de modo a torná-lo mais justo e prazeroso para a mãe e o neném.
Temos um artigo que fala sobre o parto humanizado e você poderá ler clicando aqui.
O contato inicial da mãe com o recém-nascido traz um acolhimento importante e estabelece vínculos muito valiosos entre ambos.
Além disso, grande parte dos cuidados iniciais que a criança recebe na maternidade podem esperar um pouquinho. Claro que, caso a criança ou a mãe apresentem alguma condição que demande cuidados urgentes, eles serão priorizados.
O contato com a mãe na primeira hora de vida traz inúmeros benefícios para o neném.
Inicialmente, há um acolhimento muito importante, já que no nascimento ele sai de um ambiente confortável e se depara com outro mais frio, claro e barulhento.
Assim, o cheiro da mãe, seu calor, e a proximidade ajudam a acalmar o recém-nascido, bem como a reforçar o vínculo que iniciou na gestação.
Além disso, este contato ajuda o neném a estabilizar mais rapidamente diversos outros parâmetros, como a glicemia (medida de glicose no sangue) e a frequência cardíaca.
Caso neste momento o recém-nascido já consiga mamar, isso será extremamente favorável. Isso porque, o colostro, líquido que desce antes do leite, é rico em nutrientes e anticorpos, o que o protege de inúmeras infecções.
Todavia, sabemos que nem sempre o recém-nascido consegue mamar de fato neste primeiro momento. Nestes casos, somente o contato com a pele da mãe já basta, pois isso o ajudará a se adaptar mais rapidamente ao ambiente externo e, ainda assim, lhe auxiliará a criar diversos anticorpos importantes.
Então, em linhas gerais os recém-nascidos que têm essa oportunidade são mais saudáveis e possuem maiores chances de terem a amamentação exclusiva durante os seis primeiros meses de vida.
A golden hour é muito benéfica também para a mulher. Este contato inicial, principalmente se o neném conseguir mamar, irá fazer com que seu corpo libere inúmeros hormônios, dentre eles a ocitocina, conhecido como hormônio do amor.
Além de intensificar ainda mais o vínculo com o filho, a ocitocina ajuda na contração do útero reduzindo o sangramento e possibilitando uma recuperação mais rápida para seu tamanho normal.
Outro ponto importante é que podemos associar a ocitocina à redução do estresse. Isso pode reduzir as chances da mulher ter uma depressão pós-parto, por exemplo.
É importante que você converse com sua obstetra durante o pré-natal sobre como será este momento logo após o parto. Esses cuidados podem ser incluídos no seu plano de parto.
Temos um modelo de plano de parto em nosso site e você poderá baixá-lo na nossa página que fala mais sobre a Obstetrícia clicando aqui.
Fale sobre o interesse em valorizar a golden hour, entenda todas as possibilidades e combine com ela como tudo ocorrerá.
Assim, correndo tudo bem, você poderá usufruir deste momento que será muito especial para toda a sua vida e do seu neném.
Ginecologista e Obstetra de formação, eu acredito que informação é a maior forma de poder que podemos ter. Como médica, tenho a missão de trazer a vocês o maior número de informações possíveis, a fim de poder ajudá-las a participar ativamente do cuidado da sua saúde.
Acredito que a prevenção é a melhor escolha sempre e que o engajamento da paciente no tratamento é a melhor forma de ele dar certo.
"Faço o meu trabalho com a visão de poder estimular minhas pacientes a fazer escolhas de saúde conscientes e que caibam no seu estilo de vida."
Rua Domingos de Morais, 2781
14º Andar - Vila Mariana - São Paulo
CEP: 04035-001
3 minutos do metrô Santa Cruz
7 minutos do Hospital São Paulo
6 minutos da Unifesp
Dra. Juliana Teixeira Ribeiro • CRM-SP 152931 • RQE 70719 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.
Desenvolvido por Human Marketing Digital