Enjoo Na Gravidez, Como Evitar?

admin • abr. 04, 2020

Você certamente já ouviu falar de enjoo na gravidez . Afinal, ele é um sintoma bastante esperado e temido pelas mulheres que vão ser mães.

Ainda que não exista uma receita pronta para deixar de ser acometida por ele, existem formas de evitá-lo e promover o máximo de qualidade de vida durante a gestação.

Compreender a origem dos enjoos, além de como tratá-lo, são outros aspectos importantes saber.

Afinal, o que é o enjoo na gravidez?

O enjoo na gravidez, ou náuseas ou êmese, é uma sensação de mal estar, desagradável, que muitas vezes antecede o ato de vomitar. É aquela sensação que anuncia que o vômito está vindo, embora às vezes ele não aconteça.

É um sintoma extremamente frequente. Cerca de 70% de todas as grávidas apresentam algum grau de náuseas ou vômitos durante a gravidez.

Por que as grávidas tem enjoo?

Muitas são as teorias sobre o porquê dessa sensação incômoda ser tão frequente na gestação. Todos eles estão conectados às mudanças que o corpo feminino sofre durante este período. Os principais motivos ligados a ele são:

• Digestão mais lenta;
  • Mudanças hormonais associadas à gestação;
  • Movimentação do estômago para acomodar o bebê;
  • Alterações em genes relacionados à função da glândula tireoide e hormônios que controlam o peso e apetite;
  • Cunho psicológico, como medo e estresse também já foram associados.

Embora para a maioria das mulheres os enjoos sejam leves, de curta duração e se resolvam quase que sem necessidade de tratamento, algumas gestantes podem ter sintomas mais graves e intensos. Neste último caso é possível que a gestante esteja desenvolvendo hiperêmese gravídica.

Na hiperêmese gravídica a mulher tem náuseas constantes, com vômitos frequentes, fraqueza, tontura, perda de peso e pode ter desequilíbrios em substâncias presentes no sangue. É importante ficar atento aos sintomas e contatar sua Obstetra se houver dúvidas !

Quando começa e quando termina o enjoo?

O enjoo na gestação tende a se iniciar, efetivamente, entre 4 e 6 semanas da gravidez.

É esperado que os enjoos sejam mais frequentes na parte da manhã, ainda que eles possam ocorrer durante todo o dia.

Os sintomas tendem a piorar até as 12 semanas (quando acaba o primeiro trimestre) e em média devem melhorar completamente até o fim da primeira metade da gravidez (em torno de 20 semanas).

Importante perceber que enquanto algumas mulheres têm enjoo na gravidez apenas no início, outras contam com ele durante todos os 9 meses. Aproximadamente 1 em cada 5 mulheres com enjoos acaba tendo os sintomas durante toda a gestação.

Felizmente isso é uma predição estatística, não é uma regra absoluta. Existem mulheres que nem ao menos sabem do que se trata o enjoo na gravidez , já que nunca sofreram com ele.

Estou grávida. Será que vou sofrer com enjoos?

Até 7 em cada 10 gestantes podem ter algum grau de náuseas e vômitos durante a gestação.

As mulheres que estão com maior risco de ter esses sintomas são:

• Gestações gemelares;
  • Gestação molar;
  • Primeira gravidez, especialmente quando a mãe é muito jovem;
  • Extremos de peso: desnutrição ou obesidade materna;
  • Mulheres com antecedente de síndrome pré menstrual, enxaqueca, doenças da tireoide, consumo de dieta com grande quantidade de gorduras;
  • Antecedentes familiares de náuseas e vômitos;
  • Antecedente de náusea e vômitos em gestações anteriores.

Esses fatores foram associados com maior chance de desenvolver enjoos, mas não significa que todas as mulheres nessas situações irão apresentar o sintoma.

Formas de evitar o enjoo na gestação

Além do seguimento pré natal individualizado , que é específico para cada caso, existem algumas dicas que podem tornar mais gerenciável o enjoo na gravidez :

1. Ingestão de alimentos gelados e com pouco cheiro;
  2. Redução da quantidade de gordura da dieta;
  3. Comer pequenas porções com menor intervalo entre as refeições;
  4. Evitar o consumo de alimentos sólidos e líquidos em conjunto;
  5. Comer alimentos com maior quantidade de proteínas;
  6. Consumir líquidos gelados, gaseificados, claros e/ou com sabor azedo;
  7. Consumo de gengibre.

Alguns estudos de revisão e metanálise mostraram benefício no consumo de gengibre para prevenção de náuseas e vômitos na gravidez. O efeito foi superior ao placebo e semelhante ao do consumo de vitaminas B6 para a prevenção e alívio do enjoo, mas não houve efeito para o tratamento de vômitos já instalados.

Os dados são relativamente limitados, pois foram poucos estudos, com pequeno número de mulheres estudadas, bem como diferentes padrões de uso e dose do gengibre.

Entretanto, dado a presença de efeito preventivo com quase nenhum efeito colateral e quase que isento de riscos, consumir o gengibre para melhora dos enjoos é uma prática que pode ser considerada.

Já estou fazendo tudo isso e mesmo assim continuo com enjoo. O que fazer?

O tratamento dos enjoos e vômitos requer uso de medicamentos, reforço das medidas preventivas e educação do paciente sobre a condição e mudanças de estilo de vida.

Os fármacos mais comumente prescritos são: dramin, meclin, plasil, ondansetrona. O uso de vitamina B6 pode ser feito em associação.

As medidas preventivas devem ser realizadas em conjunto, bem como orientação sobre a causa do sintoma e estimativa de resolução.

As principais intervenções de estilo de vida são:

• Mudança do padrão alimentar, tais como descrito nas medidas preventivas;
  • Redução do estresse;
  • Promover descanso apropriado;
  • Remover fatores que estimulem o surgimento de náuseas: ambientes pouco ventilados, alimentos/produtos com odor forte;
  • Envolvimento da família e suporte emocional.

Busque atendimento junto a um profissional!

Fique atenta! Procure atendimento médico imediato se você apresentar:

• Mais que 6 a 8 episódios de vômito por dia;
  • Redução da produção de urina (ficar mais que 8 horas sem urinar);
  • Urina concentrada (amarelo escuro), em pequena quantidade e com odor forte;
  • Impossibilidade de se alimentar por mais que 24 horas devido presença de enjoos contínuos;
  • Incapacidade de manter o alimento ou as medicações de uso oral no estômago devido vômitos frequentes;
  • Impossibilidade de conseguir trabalhar ou fazer suas atividades diárias devido náusea, tontura, fraqueza ou mal estar;
  • Ausência de melhora ou piora dos sintomas mesmo com uso de medicação oral;
  • Redução do peso corporal num intervalo de 1 semana.

É importante conversar abertamente com sua médica

Fale sobre os enjoos, sua frequência, duração, horário em que o sintoma se apresenta mais fortemente, presença de vômitos ou outros sintomas associados.

Dando à profissional a noção exata em relação ao seu quadro de enjoo na gravidez , é muito provável que ela seja capaz de encontrar uma solução específica voltada para você, maximizando sua qualidade de vida na gestação!