Cada vez mais, as mulheres buscam alternativas para terem mais conforto e se sentirem livres durante o período menstrual. Neste contexto, surgem novas opções de proteção para este período, como o coletor menstrual e o disco menstrual.
Tanto o coletor quanto o disco são dispositivos de barreira que a mulher insere dentro do canal vaginal para coletar o sangue menstrual, em alternativa aos absorventes comuns.
Compostos de silicone médico hipoalergênico, eles reduzem os riscos de infecções e alergias na região.
Neste texto, traremos mais informações sobre estas opções que ainda geram muitas dúvidas para as mulheres!
Qual a diferença entre o coletor menstrual e o disco menstrual?
O coletor menstrual tem formato de um “copinho” que deve ser inserido no canal vaginal para coletar o sangue menstrual. Se colocado da forma correta, não gera nenhum desconforto e evita que o sangue vaze para a calcinha.

Com ele, é possível fazer todas as atividades do dia a dia, como dormir, trabalhar, ir para academia, praia e correr. No entanto, devido ao seu formato, não é possível ter relações sexuais durante o uso.
A depender do fluxo menstrual, é possível utilizá-lo por até 12 horas, quando é necessário retirá-lo, despejar o sangue no vaso sanitário e higienizá-lo com água e sabão.
Já o disco menstrual, como o próprio nome diz, possui o formato de disco e deve ficar encaixado logo embaixo do colo do útero, lá no fundo da vagina, tipo o antigo diafragma.

Demanda os mesmos cuidados e desempenha exatamente o mesmo papel que o coletor menstrual, com a diferença que seu formato permite ter relações com penetração durante o seu uso.
Não que o sexo durante a menstruação seja contraindicado, muito pelo contrário. Mas para casais que não se sentem confortáveis de ter relações durante a menstruação, o disco menstrual surge como uma excelente opção.
Quais os benefícios de utilizar o coletor ou o disco menstrual?
O coletor e o disco menstrual oferecem conforto, segurança e liberdade para a mulher durante a menstruação.
Além disso, trazem uma série de outros benefícios:
- Economia - esses dispositivos costumam ter valor acessível e uma durabilidade de até 3 anos, então, é possível economizar o que seria gasto com absorventes;
- É reutilizável, ou seja, uma alternativa sustentável que permite reduzir o descarte de cerca de 1.000 absorventes em 3 anos;
- Não deixa cheiro, pois o sangue não entra em contato com o ar e não oxida;
- É uma excelente alternativa para mulheres com alergia aos absorventes descartáveis;
- Diminui os riscos de infecção, pois não deixa a vulva quente e úmida, propícia para a proliferação de microrganismos.

Além disso, no caso do disco menstrual, permite as relações sexuais sem contato com o sangue.
Quais são os cuidados necessários?
No geral, se a mulher usar estes dispositivos corretamente, eles não oferecem riscos.
Inclusive, alguns estudos mostram que eles não prejudicam a flora vaginal e não causam danos nos tecidos da vagina e colo do útero.

No entanto, existem alguns cuidados fundamentais para evitar problemas com seu uso:
- Higiene – é fundamental lavar bem o coletor com água e sabão entre os usos e esterilizá-lo com água fervente por 4 a 5 minutos antes de guardar para próximo ciclo;
- Ter cuidado ao inserir e remover o coletor ou disco menstrual;
- Não utilizar estes dispositivos no período pós-parto ou durante alguma infecção;
- Comprar coletores de boa qualidade, que sejam compostos de silicone medicinal ou borracha termoplástica, de modo a não causar nenhuma alergia e ficar atenta ao desgaste natural dos mesmos, substituindo-os quando apresentarem sinais de fragmentação ou descamação.
Além disso, é preciso estar atenta ao tamanho destes dispositivos. Normalmente, o disco menstrual tem um design anatômico e tamanho único.
Contudo, os coletores costumam ter medidas diferentes e a escolha dependerá do comprimento do canal vaginal e da intensidade do fluxo menstrual.
Caso você tenha dúvidas e queira saber mais sobre o uso do coletor ou disco menstrual, consulte sua ginecologista!
O mais importante é saber que, atualmente, as mulheres possuem opções para ter um ciclo menstrual com mais saúde, economia e conforto!
Compartilhe este conteúdo