Não é à toa que este é um dos pilares da Medicina do Estilo de Vida, uma abordagem baseada em evidências científicas que tem como objetivo a promoção e manutenção de hábitos de vida saudáveis com o intuito de prevenir ou tratar doenças crônicas não transmissíveis.
Estudos mostram que ter relações sociais saudáveis ajudam a controlar a pressão arterial e frequência cardíaca, controlar a glicemia, manter um índice de massa corporal saudável, melhorar a sobrevida do câncer, bem como sintomas depressivos e a saúde mental em geral.
Acredita-se que um dos principais motivos para tantos benefícios é a liberação de ocitocina que ocorre no nosso organismo quando temos interações sociais prazerosas.
A ocitocina, também conhecida como oxitocina ou hormônio do amor, é um hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise posterior e tem uma série de funções no nosso organismo.
No corpo da mulher, a ocitocina é produzida em grandes quantidades em 3 principais situações: parto, amamentação e orgasmo.
Além disso, é também liberada em momentos nos quais ocorrem interações sociais prazerosas, como durante o abraço, em momentos prazerosos com amigos e familiares ou quando ajudamos as pessoas.
Então, a ocitocina irá atuar em nosso corpo de diversas maneiras trazendo benefícios físicos e psicológicos:
Inclusive, a liberação da ocitocina leva a uma redução dos níveis de cortisol que, quando em excesso, pode provocar tensão muscular, aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, gerar problemas gástricos, levar à perda de massa muscular, aumento de peso, diminuição de testosterona e supressão de algumas respostas do nosso sistema imunológico.
Assim, em linhas gerais, a ocitocina é o hormônio que promove sentimentos de união social, amor e bem-estar.
Quando falamos em estabelecer relações sociais, pode vir em mente uma vida agitada, cheia de amigos, familiares e compromissos.
Mas não é exatamente disso que estamos falando quando nos referimos a estabelecer conexões saudáveis, a não ser que estas situações, de fato, te façam bem.
Precisamos estar atentos à qualidade das nossas relações e alimentar aquelas que realmente são positivas, seja com nossas parcerias amorosas, amigos, colegas de trabalho ou familiares.
Pessoas que agregam e que valem a pena dedicar o nosso tempo!
Inclusive, alguns estudos mostram que as relações sociais têm efeitos de curto e longo prazo e podem nos influenciar positiva ou negativamente.
Então, situações familiares estressantes e pressão dos colegas podem ter impacto negativo na nossa saúde, por exemplo. Por isso é tão importante estar atento à qualidade das relações!
Às vezes, mesmo interações curtas com desconhecidos, desde que honestas, podem estimular a produção de ocitocina e a sensação de bem-estar.
Sabe aquele bom dia acompanhado de um sorriso genuíno para as pessoas que você encontra na rua? Ou algum colaborador do seu prédio ou trabalho, ou o atendente da farmácia ou padaria. É isso!
Se quiser algo mais contundente, que tal ligar para aquela amiga ou prima que você sempre diz que "vai marcar" e nunca marca?
Convida ela pra ir na sua casa ou no parque ou tomar um café junto, mesmo que seja por chamada de vídeo, cada uma no seu quadrado.
E se você não quiser estreitar relações com ninguém que você já conheça, existem uma série de ações que podemos ter para nos conectarmos com pessoas novas, por exemplo:
Além disso, uma forma de conseguir quebrar a rotina e inserir as relações sociais positivas na nossa vida é a criação de metas, por exemplo: “Vou fazer parte de um grupo de atividades físicas e encontrá-lo três dias por semana por uma hora.”
No entanto, caso você encontre dificuldades em estabelecer relações sociais, vale a pena procurar ajuda de profissionais, como psicólogos e coaches ou mesmo sua Ginecologista. Certamente eles tem ferramentas para te auxiliar.
No mais, busque sempre estar próximo de pessoas queridas e divirta-se!
Ginecologista e Obstetra de formação, eu acredito que informação é a maior forma de poder que podemos ter. Como médica, tenho a missão de trazer a vocês o maior número de informações possíveis, a fim de poder ajudá-las a participar ativamente do cuidado da sua saúde.
Acredito que a prevenção é a melhor escolha sempre e que o engajamento da paciente no tratamento é a melhor forma de ele dar certo.
"Faço o meu trabalho com a visão de poder estimular minhas pacientes a fazer escolhas de saúde conscientes e que caibam no seu estilo de vida."
Rua Domingos de Morais, 2781
14º Andar - Vila Mariana - São Paulo
CEP: 04035-001
3 minutos do metrô Santa Cruz
7 minutos do Hospital São Paulo
6 minutos da Unifesp
Dra. Juliana Teixeira Ribeiro • CRM-SP 152931 • RQE 70719 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.
Desenvolvido por Human Marketing Digital