Doença de Behçet: como tratar?

jan. 26, 2023

A doença de Behçet ocorre devido a uma inflamação crônica dos vasos sanguíneos que pode afetar todo o corpo e costuma gerar feridas, principalmente, na boca, região genital, pele e olhos.

É uma condição mais rara e pode acometer homens e mulheres, geralmente com idade entre 20 a 40 anos.

Sua causa é desconhecida, mas é fundamental destacar que esta não é uma infecção sexualmente transmissível.

Acredita-se que seja uma doença autoimune, que ocorre quando nosso sistema imunológico ataca as células saudáveis do corpo. Por isso, além do tratamento das feridas genitais com a Ginecologista, será fundamental contar com o atendimento de um Reumatologista.

Quais são os sintomas?

Normalmente, o primeiro sintoma da doença é o surgimento de aftas na boca, que podem ser bastante graves e dolorosas.

afta-boca-dra-juliana-ribeiro-ginecologista-sao-paulo

Além disso, as úlceras genitais estão presentes em cerca de 75% das pacientes com a doença de Behçet. Estas lesões costumam ser múltiplas, dolorosas e, caso não recebam tratamento, podem até mesmo chegar a deformar os lábios genitais.

A paciente poderá sentir uma série de outros sintomas, por exemplo:

• Febre e mal-estar;
  • Lesões cutâneas, oculares ou neurológicas;
  • Dores de cabeça;
  • Artrite;
  • Problemas gastrointestinais, como cólicas e diarreia.

No geral, os sintomas da doença ocorrem de forma recorrente, ou seja, a paciente tem crises que passam após o tratamento, mas podem retornar após certo tempo.

Como será o diagnóstico?

Não existem exames que identificam a doença de Behçet, mas baseamos o diagnóstico em uma série de critérios. Para isso, fazemos uma análise completa do histórico de saúde da paciente, bem como exame físico.

tratamento-machucado-vagina-dra-juliana-ribeiro-ginecologista-sao-paulo

Então, buscaremos compreender se a paciente apresenta as principais manifestações da doença e poderemos solicitar também um teste de patergia.

Além disso, será necessário excluir a possibilidade de outras doenças, como a úlcera de Lipschutz, herpes simples e outras úlceras causadas por ISTs.

A investigação completa costuma ser realizada por um médico Reumatologista.

Como é o tratamento para a doença de Behçet?

Esta é uma doença que não cura e o tratamento baseia-se no controle dos sintomas. Então, será individualizado, a depender da manifestação em cada paciente.

Normalmente, os sintomas tendem a desaparecer em 2 a 3 semanas de cuidados, mas ressaltamos que a paciente pode ter remissões em outros momentos da vida.

Então, o tratamento ginecológico terá como objetivo controlar a dor e inflamação e tratar as feridas que a doença causa.

Para tal, poderemos indicar o uso de corticosteróides tópicos potentes nas lesões de três a quatro vezes ao dia. Além disso, em alguns casos, receitamos corticóides via oral.

dor-vulva-dra-juliana-ribeiro-ginecologista-sao-paulo

Será fundamental que a paciente dê seguimento no tratamento com um Reumatologista, que será responsável por tratar a síndrome de forma sistêmica.

Sabemos que as lesões genitais podem causar constrangimentos, além de serem muito incômodas. Assim, caso você esteja com este problema, não deixe de procurar ajuda da Ginecologista.

Muitas podem ser as causas deste sintoma, sexualmente transmissíveis ou não, e somente com diagnóstico detalhado poderemos entender o motivo do incômodo e iniciar um tratamento apropriado!