Doença da tireoide e menstruação: qual a relação?

dez. 29, 2022

A tireoide é fundamental para nosso organismo e neste texto abordaremos a relação entre a doença da tireoide e a menstruação.

Esta é a glândula que produz o T3 (triiodotironina) e oT4 (tiroxina), hormônios que atuam em praticamente todos os sistemas do nosso corpo regulando muitas funções, por exemplo, o metabolismo, batimentos cardíacos, a temperatura corporal e o ciclo menstrual.

Quando a tireoide apresenta alguma disfunção, produzirá os hormônios em maior (hipertireoidismo) ou menor quantidade (hipotireoidismo). Como consequência, diversas funções do corpo serão afetadas, dentre elas nosso ciclo menstrual.

Doença da tireoide e menstruação

problema-tireoide-dra-juliana-ribeiro-ginecologista-sao-paulo

Doença da tireoide e menstruação

Os hormônios T3 e T4 apresentam papel fundamental no ciclo menstrual, já que influenciam a concentração de estrógeno e progesterona circulantes.

Então, quando estão em desbalanço no nosso corpo, podem tornar os ciclos menstruais irregulares, além de influenciarem os fluxos menstruais em maiores ou menores quantidades.

Como o hipotireoidismo afeta o ciclo menstrual?

O hipotireoidismo ocorre quando a tireoide apresenta uma queda na produção dos hormônios T3 e/ou T4. É a disfunção da tireoide mais comum e ocorre, principalmente, graças a alguma alteração na própria glândula.

Assim, podemos citar como principais causas do hipotireoidismo:

• Tireoidite de Hashimoto;
  • Remoção de parte ou toda tireoide;
  • Após tratamento da glândula com iodo;
  • Infecções na tireoide;
  • Deficiência de iodo no corpo;
  • Uso de certos medicamentos;
  • Doenças na glândula hipófise.

Uma vez que temos uma menor disponibilidade do T3 e T4 no corpo, podemos sofrer algumas alterações no ciclo menstrual, sendo as principais:

• Menstruação precoce - antes dos 10 anos;
  • Ciclos menstruais mais curtos, ou seja, um ciclo que era de 28 dias pode passar a ser de 24 dias, por exemplo;
  • Aumento do fluxo menstrual, além de possível aumento da quantidade de dias de menstruação;
  • Cólicas menstruais mais intensas.

hipotireoidismo-dra-juliana-ribeiro-ginecologista-sao-paulo

Além disso, a paciente poderá ter maior dificuldade para engravidar, já que terá uma diminuição da fase lútea, fundamental para manter a gravidez.

A paciente poderá também ter outros impactos em sua saúde, por exemplo:

• Intestino preso;
  • Inchaço (retenção de líquidos);
  • Ganho de peso;
  • Pele seca;
  • Dores musculares;
  • Queda de cabelo;
  • Aumento do colesterol;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Fadiga;
  • Diminuição da memória;
  • Depressão.

Tratamento do hipotireoidismo

O tratamento desta condição será feito com o endocrinologista e contemplará o uso de um medicamento que apresenta a composição igual ao T4 produzido pela tireoide.

Além disso, em casos mais raros e específicos, poderá ser necessário também adicionar uma medicação que seja similar ao T3.

Como o hipertireoidismo afeta o ciclo menstrual?

O hipertireoidismo é uma condição na qual a tireoide produz um excesso de hormônios T3 e/ou T4.

Pode ocorrer por alguns problemas autoimunes, como a doença de Graves, que aumenta o volume da tireoide levando-a a produzir excessivamente os hormônios.

Além disso, a presença de nódulos na tireoide também pode ocasionar o problema.

O hipertireoidismo pode causar uma série de alterações no ciclo menstrual, por exemplo:

• Atraso da primeira menstruação;
  • Ciclos menstruais mais longos, com possíveis atrasos;
  • Ausência da menstruação, inclusive, por mais de um mês seguido;
  • Diminuição do fluxo menstrual.

hipertireoidismo-dra-juliana-ribeiro-ginecologista-sao-paulo

Ademais, o hipertireoidismo pode aumentar as taxas de aborto espontâneo e a infertilidade.

Outras condições de saúde que esta alteração pode causar são:

• Aumento da tireoide;
  • Aumento da frequência cardíaca (taquicardia);
  • Irregularidade do ritmo do coração (arritmia);
  • Ansiedade;
  • Insônia;
  • Nervosismo;
  • Aumento da sudorese;
  • Unhas fracas;
  • Queda de cabelo;
  • Fraqueza muscular;
  • Perda de peso;
  • Diarreia.

Tratamento do hipertireoidismo

O tratamento do hipertireoidismo vai depender de uma série de fatores, por exemplo, a causa da doença, a idade do paciente e intensidade dos sintomas.

Então, será possível adotar diversas estratégias, como o uso de medicamentos que bloqueiam a produção dos hormônios pela tireoide, medicamentos que inibem o efeito do excesso de hormônios no organismo, a radioiodoterapia ou até mesmo a cirurgia.

Assim como no caso do hipotireoidismo, será o endocrinologista o médico mais indicado para tratar esta condição.

Quando devo procurar ajuda médica?

colica-menstrual-forte-dra-juliana-ribeiro-ginecologista-sao-paulo

Alterações no ciclo menstrual podem ser normais e ocorrer por muitos fatores. Muitas vezes, a mulher não encara aquilo como um problema sério e não procura ajuda médica.

No entanto, é preciso estar atenta! Existem alguns sinais que merecem atenção:

• Menstruação que dura mais de 8 dias;
  • Presença de muitos coágulos na menstruação;
  • Sangramento mais abundante que o habitual;
  • Inícios repentinos de sangramento, sem que seja o dia de menstruar;
  • Aumento das cólicas menstruais, chegando a atrapalhar as atividades cotidianas;
  • Ficar mais de 90 dias sem menstruar (com exceção de você faz uso contínuo do anticoncepcional ou tenha DIU hormonal).

Temos um artigo que fala mais sobre a menstruação irregular no nosso Blog!

Dentre as várias causas possíveis para alterações no padrão da menstruação, não podemos esquecer das disfunções da tireóide.

Nestes casos, será fundamental procurar a Ginecologista, que fará um diagnóstico preciso da causa do seu quadro clínico e definirá qual a melhor alternativa a adotar!