Cirurgia de Períneo

admin • nov. 01, 2019

A região perineal, cuja ruptura ou laceração culmina na chamada cirurgia de períneo , ainda é uma região pouco conhecida em suas complexidades pelas mulheres.

O períneo, região localizada entre a parte inferior da vagina e o ânus, desempenha um papel fundamental no suporte à musculatura interna da região, além de possuir uma importante função na atividade sexual.

Através de situações que podem causar lacerações superficiais ou profundas, a região do períneo pode ser afetada drasticamente, prejudicando o seu correto funcionamento.

Em alguns casos pode ser necessária cirurgia para correção, a chamada cirurgia perineal ou perineoplastia .

O que é a cirurgia de períneo?

A cirurgia de períneo é um procedimento que tem como foco reconstruir ou fortalecer a musculatura da região perineal.

Para saber mais sobre ela, é preciso ter em mente algumas informações:

• Quem deve realizar a cirurgia de períneo ?
  • Como funciona a cirurgia de períneo ?
  • Como se recuperar desse procedimento?
  • Existem riscos?

Cada um desses pontos será discutido a seguir para que você possa saber mais sobre esse delicado procedimento.

Quem deve realizar a cirurgia de períneo?

São candidatas à cirurgia perineal mulheres que tenham passado pelo procedimento do parto, especialmente em situações como:

• O bebê ser grande demais e desproporcional em relação à anatomia da vulva;
  • Partos que ocorrem muito rapidamente e antes que a região possa se adaptar de forma natural;
  • Partos cuja a utilização de instrumentos se faz necessária, como alguns casos em que é usado o fórceps.
  • Recomendações de episiotomia, caso o médico identifique que existe a chance de ruptura na região caso o procedimento não seja feito.

De forma geral, as situações que levam à ruptura do períneo feminino estão amplamente conectadas ao trabalho de parto.

Caso você deseje saber mais sobre o períneo feminino , confira o artigo específico sobre ele.

Como funciona a cirurgia de períneo?

A cirurgia de períneo , também conhecida como perineoplastia tende a ser finalizada em torno de 1 hora de procedimento.

Ela é realizada de acordo com a recomendação médica, devendo ser feita em ambiente hospitalar, preferencialmente sob anestesia regional (raquianestesia).

O procedimento é simples e conta com a reconstrução da anatomia perineal e fortalecimento de toda a região. Em pessoas que já passaram por cirurgia perineal prévia a presença de aderências pode dificultar um pouco o procedimento.

Os pontos utilizados na cirurgia são geralmente absorvidos pelo próprio corpo.

Como se recuperar desse procedimento?

A recuperação de uma cirurgia perineal é costuma ser tranquila e, geralmente, permite que as atividades do dia a dia da mulher operada possam ser retomadas em até duas semanas.

Pode haver sensibilidade e dor local durante a primeira semana, bem como desconforto ao sentar ou utilizar roupas muito apertadas. Abstinência sexual é indicada por pelo menos 30 dias, a fim de garantir adequada recuperação da região.

Durante esse período, é recomendado seguir as recomendações dadas pela sua ginecologista especialmente para você, que geralmente incluem:

• Não apostar em exercícios intensos e priorizar o repouso, especialmente na primeira semana de cirurgia;
  • Não tomar banhos quentes demais ou excessivamente longos;
  • Ingerir bastante água e fibras, impedindo que processos internos afetem os resultados da operação.

Porém, é sempre importante ter em mente que cada caso é diferente e que somente o profissional que realizou o seu procedimento poderá passar recomendações ideais para você.

Existem riscos?

Algumas mulheres se preocupam que possam existir riscos ao se fazer uma cirurgia de períneo , então é importante que elas saibam que:

• Todo e qualquer procedimento cirúrgico possui riscos, mas eles podem ser minimizados uma vez que se conta com um profissional eficiente e experiente no assunto que a oriente e que se foque em sua individualidade.
  • Infecções e sangramentos só se tornam preocupantes se não forem relatados de imediato a um profissional que possa contê-los, analisar suas causas e tratá-los.
  • As taxas de problemas advindos dessa cirurgia são muito baixas e, seguindo recomendações e tomando os devidos cuidados, é possível que você conte com o máximo de conforto possível durante todo o procedimento.

Sabendo tudo sobre a cirurgia de períneo , minimize dores e riscos ao contar com uma Ginecologista e Obstetra que entenda sobre o assunto e que possa orientá-la do começo ao fim de seu processo.

O post Cirurgia de Períneo apareceu primeiro em Dra Juliana Teixeira Ribeiro.