Já são inúmeros os estudos que mostram que a prática regular de atividade física traz benefícios para a saúde, como o controle do peso corporal e da pressão arterial, por exemplo.
Além disso, sabemos que, em muitos casos, a prática de atividade física pode ser aliada ou até substituir o uso de medicamentos para o tratamento de doenças crônicas.
No entanto, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que cerca de 40,3% dos brasileiros são sedentários, sendo a porcentagem maior para as mulheres (47,5%) do que para os homens (32,1%).
Os dados são alarmantes e mostram a necessidade de provocarmos uma mudança do estilo de vida da nossa população.
Ter uma rotina de exercícios físicos traz uma série de benefícios para a saúde da mulher.
Além de promover a saúde física em todas as idades, auxilia na saúde mental e, de quebra, na questão estética.
Claro que os exercícios são essenciais também para os homens. No entanto, mulheres possuem algumas “desvantagens”, como a grande variação hormonal ao longo do mês e um maior percentual de gordura corporal, fatores estes que a atividade física ajuda a controlar.
Ao fazer exercícios, nosso organismo libera a endorfina, que está associada ao relaxamento, alívio, contentamento e bem-estar, além de aumentar a disposição física e ajudar na melhora da performance.
Já a dopamina é outra substância produzida e tem um efeito tranquilizante e analgésico.
Estes hormônios auxiliam muito a controlar os efeitos relacionados à TPM, como as mudanças de humor, além de ajudar a amenizar as cólicas e outros incômodos da menstruação.
Também na gestação, quando a mulher não possui nenhuma contra indicação, os exercícios são recomendados e trazem muitos benefícios, por exemplo:
Além disso, a prática de atividades físicas pode trazer benefícios também para o neném, pois quando a mãe está saudável e feliz, isso reflete diretamente na saúde do feto.
Temos um artigo que fala sobre a prática de atividades físicas durante a gestação e você poderá ler clicando aqui.
Neste período, o corpo passa por uma série de alterações que trazem a redução do metabolismo e oscilação do humor, além da possibilidade de ocorrência de algumas doenças relacionadas, como por exemplo, diabetes, obesidade, aumento da pressão arterial, osteoporose, ansiedade e depressão.
Então, a prática de atividades físicas trará alívio a muitos incômodos e poderá auxiliar no tratamento ou na prevenção de doenças associadas.
Além disso, a prática de exercícios ajuda a controlar os sintomas da menopausa, como ondas de calor e oscilações de humor e tem papel fundamental na proteção óssea. É a primeira linha no tratamento de osteopenia/osteoporose e melhora do equilíbrio, prevenindo as quedas, que são a principal causa de fraturas nesta faixa etária.
Esta é uma dúvida corriqueira. Inicialmente, devemos lembrar que qualquer nível de atividade física já é melhor do que nada!
Isso significa que se você não faz absolutamente nada e passa a caminhar 10 minutos por dia já consegue ter algum grau de benefício.
Mas, de acordo com uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), para garantir os maiores benefícios em saúde e bem-estar, adultos devem fazer:
Claro que cada caso é único e pessoas que possuem algum problema de saúde podem ter que adaptar a prática.
Aqui, podemos exemplificar o que são consideradas atividades moderadas e intensas:
Nas atividades moderadas, você consegue falar, mas não cantar enquanto realiza o exercício, por exemplo:
Nas atividades intensas, você não consegue falar com facilidade durante o exercício e fica um pouco sem fôlego, por exemplo:
Além disso, é recomendado também adicionar cerca de dois dias semanais de treinamento de força.
Sabemos que introduzir um novo hábito na vida nem sempre é uma tarefa fácil.
Inclusive, iniciar os exercícios de maneira muito intensa pode gerar lesões e cansaço extremo, desestimulando a regularidade da prática.
Então, comece aos poucos e com atividades do dia a dia, todos os minutos ativos são importantes! Seguem algumas dicas:
Caso você sinta alguma dificuldade de iniciar a prática de exercícios, procure profissionais para te auxiliar.
O estabelecimento de metas específicas, mensuráveis, atingíveis e relevantes para você é um excelente meio de começar.
Vou te dar um exemplo: vou me exercitar mais em 2022. Isso grita uma meta de ano novo, daquelas que você vai jogar debaixo do tapete na primeira dificuldade.
Outro exemplo: vou caminhar por 10 minutos - na rua ou no prédio do escritório - durante meu intervalo de almoço, 3 vezes por semana (segunda, quarta e sexta), porque desejo melhorar meu condicionamento físico para acompanhar a brincadeira dos meus filhos.
Isso é bem específico, relevante pra mim, consigo mapear e rastrear com facilidade. Tem nome e sobrenome, muito mais tangível de realizar.
Uma forma de impulsionar suas metas é ter a necessidade de "prestar contas" a alguém. Pode ser seu médico, alguém da família ou ter alguém participando do processo junto com você, de modo que um estimula o outro a seguir em frente.
Antecipar as dificuldades que podem aparecer no caminho e, mais importante, meios de superá-las, também conta na hora de dar força a um novo hábito. Alguns exemplos:
E então, por onde você pretende começar?
Ginecologista e Obstetra de formação, eu acredito que informação é a maior forma de poder que podemos ter. Como médica, tenho a missão de trazer a vocês o maior número de informações possíveis, a fim de poder ajudá-las a participar ativamente do cuidado da sua saúde.
Acredito que a prevenção é a melhor escolha sempre e que o engajamento da paciente no tratamento é a melhor forma de ele dar certo.
"Faço o meu trabalho com a visão de poder estimular minhas pacientes a fazer escolhas de saúde conscientes e que caibam no seu estilo de vida."
Rua Domingos de Morais, 2781
14º Andar - Vila Mariana - São Paulo
CEP: 04035-001
3 minutos do metrô Santa Cruz
7 minutos do Hospital São Paulo
6 minutos da Unifesp
Dra. Juliana Teixeira Ribeiro • CRM-SP 152931 • RQE 70719 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.
Desenvolvido por Human Marketing Digital