Busca pelas Joias do Infinito deve se assemelhar à busca da prevenção da doença
Obstinado, determinado, meticuloso e estrategista. Eis o anti-herói mais querido e controverso das comic books e do mundo cinematográfico. Thanos, um dos principais personagens do Universo Marvel carrega inúmeras características negativas e perversas, que todo supervilão que se preze deve ter.
Mas aqui, vamos associar essa personalidade de Thanos, implacável com seus inimigos, com o forma com que as mulheres deveriam lidar com um dos grandes oponentes à sua saúde: o câncer de mama.
O câncer de mama é o principal câncer que acomete mulheres (excluindo câncer de pele não-melanoma), com uma incidência de cerca de 62,9 novos casos a cada 100.000 habitantes. Em 2018 foram 59.700 novos casos, segundo o Ministério da Saúde.
Apesar desses altos números, a mortalidade por câncer de mama é considerada baixa: 13 a cada 100.000 habitantes. O principal fator associado a isso é o diagnóstico precoce !! Quanto mais cedo se descobre a doença, maior a chance de cura e menor a mortalidade.
O titã louco da Marvel era obcecado pelas Joias do Infinito. Em Vingadores, Guerra Infinita, a manopla que carregava as seis pedras lhes concedeu poderes inimagináveis para derrotar qualquer um que tentasse interferir no seu caminho. Ele acreditava que somente eliminando metade da população o universo poderia prosperar .
Aqui fizemos uma brincadeira lúdica, associando as Joias do Infinito às Joias da Prevenção e Cura ao câncer de mama, em alusão à campanha Outubro Rosa:
Atributos no universo fictício: acesso instantâneo a qualquer local do universo, também usada na criação de armas.
Atributos no universo real: a mulher deve buscar orientações claras, objetivas e seguras. É importante que ela já busque orientação médica especializada e um local em que se sinta confiante e bem acolhida para tirar suas dúvidas, realizar os seus exames preventivos e, em caso de doença, iniciar o tratamento.
Atributos no universo fictício: manipulação de mentes, desenvolvimento de habilidades especiais e criação de inteligência artificial.
Atributos no universo real: aqui a “manipulação” é vista como um estímulo positivo para que mais mulheres tenham mais acesso a informações relevantes sobre sua saúde e saber as maneiras de prevenir o câncer de mama. As redes sociais estão aí para isso: engajar, compartilhar, conectar e participar de grupos de discussão sobre como prevenir a doença.
Medidas preventivas:
Atributos no universo fictício: manipulação da realidade, pode ser absorvida pelo corpo de um anfitrião, garantindo força e capacidades quase ilimitadas.
Atributos no universo real: muitas mulheres deixam de realizar o único exame que aponta indícios da doença antes de sua manifestação física – a mamografia – por medo do resultado ou desconforto durante o exame. O próprio cotidiano, com a lida diária entre trabalho, cuidados com a casa, filhos, familiares, entre outras tarefas, faz com que elas se esqueçam que também são suscetíveis a desenvolver essa doença ou que acabem postergando o auto cuidado. A noção de realidade deve acompanhar todas as mulheres. Pensar que são imunes, que o câncer nunca irá se manifestar é perder a conexão com o real. O diagnóstico precoce salva vidas.
Alguns cânceres podem se manifestar como alterações na pele:
Na vigência de algum desses sintomas deve buscar avaliação médica o quanto antes!!
Atributos no universo fictício: usada em todo seu potencial, a joia tem o poder de destruir um planeta inteiro.
Atributos no universo real: toda mulher tem o poder de buscar a prevenção ao câncer de mama. Apesar de alguns fatores de risco não serem modificáveis, tais como carga genética, idade da primeira menstruação ou da menopausa, a adoção de um estilo de vida saudável , associada com adoção dos exames de rastreamento pode reduzir em até 28% o risco do desenvolvimento de câncer. A autopalpação das mamas é uma excelente medida de conhecimento do próprio corpo e deve ser realizado sempre que a mulher se sentir confortável para tal, sem nenhuma técnica ou periodicidade específicos. Não é considerado um exame de rastreamento e não é capaz de diagnosticar o câncer num estágio inicial, mas deve ser incentivado como forma de autoconhecimento e caso a mulher encontre alguma alteração, seja nas mamas ou axilas, deve procurar atendimento médico.
Atributos no universo fictício: Agamotto, o primeiro Mago Supremo, criou a unidade que contém o poder de manipulação do tempo da pedra.
Atributos no universo real: a mulher de posse dessa “joia” sabe que sua saúde não pode esperar. A realização dos exames periódicos dá uma vantagem extremamente competitiva contra o câncer de mama. Elas não esperam que a doença possa ou não se desenvolver um dia. Elas dominam o tempo. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que quando o câncer de mama é diagnosticado precocemente, as chances de cura são superiores a 90% em todos os casos.
Pensando em detecção precoce, a palavra chave é rastreamento . No caso do câncer de mama, é feito com mamografia, uma espécie de raio X das mamas. Em mulheres de risco habitual o rastreamento deve iniciar aos 40 anos. Em mulheres de alto risco devemos iniciar 10 anos antes da idade do familiar mais jovem acometido por câncer de mama, não antes dos 25 anos.
Atributos no universo fictício: usada em todo seu potencial, tem o poder de criar e controlar todas as formas de vida no universo.
Atributos no universo real: a consciência de que a saúde da mulher está sob seu controle faz toda a diferença. Não espere que alguém diga o que você deve fazer: se informe, adote uma alimentação saudável, pratique atividade física, limite o consumo de entorpecentes.
É preciso que nós, mulheres, assumamos uma postura ativa e protagonista em defesa da nossa saúde!!! E se, mesmo fazendo “tudo certo”, você desenvolver câncer de mama (ou alguma outra doença), tenha força para lutar pela sua vida. Tenha humildade para pedir ajuda. Tenha fé de que as coisas vão melhorar.
Uma atitude otimista frente a um diagnóstico difícil é parte fundamental do tratamento e aumenta as chances de cura!!
E você, já possui todas as suas Joias do Infinito contra o câncer de mama? Se não, o que te impede de colecioná-las?
*Com informações do portal Omelete.com
O post O que o Thanos pode nos ensinar sobre câncer de mama apareceu primeiro em Dra Juliana Teixeira Ribeiro.
Ginecologista e Obstetra de formação, eu acredito que informação é a maior forma de poder que podemos ter. Como médica, tenho a missão de trazer a vocês o maior número de informações possíveis, a fim de poder ajudá-las a participar ativamente do cuidado da sua saúde.
Acredito que a prevenção é a melhor escolha sempre e que o engajamento da paciente no tratamento é a melhor forma de ele dar certo.
"Faço o meu trabalho com a visão de poder estimular minhas pacientes a fazer escolhas de saúde conscientes e que caibam no seu estilo de vida."
Rua Domingos de Morais, 2781
14º Andar - Vila Mariana - São Paulo
CEP: 04035-001
3 minutos do metrô Santa Cruz
7 minutos do Hospital São Paulo
6 minutos da Unifesp
Dra. Juliana Teixeira Ribeiro • CRM-SP 152931 • RQE 70719 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.
Desenvolvido por Human Marketing Digital