Ambos os métodos têm suas vantagens e desvantagens e a seleção do tipo de parto envolve a preferência da gestante, além de uma cuidadosa ponderação dos riscos e benefícios associados a cada opção.
Acima de tudo, é preciso que a futura mamãe esteja confortável com sua escolha e, para tal, devemos proporcionar informações abrangentes para que ela tenha a oportunidade de escolher a opção que mais lhe convém.
Afinal, esta escolha não apenas impacta a experiência de nascimento, mas também pode influenciar a recuperação pós-parto e a saúde a longo prazo da mãe e do bebê.
O parto natural, também conhecido como parto vaginal, é o processo pelo qual o bebê deixa o útero da mãe através do canal vaginal durante o trabalho de parto.
Este método é considerado a forma tradicional e fisiológica de dar à luz.
O início do trabalho de parto é frequentemente um processo espontâneo, desencadeado pelo gradual aumento no ritmo e intensidade das contrações uterinas.
Essas contrações têm origem no fundo uterino e avançam em direção à região inferior, seguindo o que é conhecido como tríplice gradiente descendente.
Esse tipo de contração é fundamental para impulsionar o bebê para baixo, culminando no nascimento.
Para entender todos os detalhes acerca do parto normal, acesse esse artigo em nosso site!
Aqui estão alguns benefícios associados ao parto natural:
A cesariana é um procedimento cirúrgico em que o bebê é retirado do útero da mãe por meio de uma incisão feita no abdômen e no útero.
Durante o procedimento, são cortadas cinco camadas da parede abdominal e duas do útero para possibilitar a chegada do bebê ao mundo.
Geralmente, realizamos a cesariana sob raquianestesia, permitindo que a mulher permaneça acordada enquanto a região inferior do corpo fica sem sensibilidade.
A recuperação após uma cesariana pode ser mais demorada do que após um parto vaginal, e a intervenção cirúrgica em si carrega seus próprios riscos.
Se você quiser saber mais sobre o parto cesariana, acesse esse artigo completo em nosso blog!
Ainda assim, esse procedimento traz benefícios, a saber:
Tanto o parto natural quanto a cesariana apresentam pontos de atenção, sendo essencial a escolha entre ambos considerando as circunstâncias de cada gestação.
O parto natural, por exemplo, envolve alguns incômodos:
Por outro lado, a cesariana traz algumas questões:
Assim, reforçamos que cada método de parto requer considerações específicas, e a decisão deve ser tomada em conjunto com a obstetra.
Definir a via de parto é uma questão complexa que envolve a gestante, sua família e a obstetra.
Normalmente, quando possível, o parto vaginal é preferido devido à recuperação mais rápida e menores riscos de complicações.
Contudo, cada caso é único, e as circunstâncias individuais devem ser cuidadosamente consideradas.
Por exemplo, se a mãe possui condições médicas que tornam o parto vaginal arriscado, pode ser recomendada uma cesariana.
Complicações médicas do feto também podem indicar a necessidade desse procedimento.
Alguns fatores que podem nos levar a escolher uma cesárea são:
Acreditamos que a melhor via de parto é aquela que assegure a entrega de uma mãe e um bebê saudáveis para a família.
Dessa forma, avaliar bem o cenário é essencial no processo de decisão, avaliando a situação médica e discutindo as opções disponíveis, incluindo as preferências da gestante.
Então, se você está em dúvida sobre a melhor via de parto para o seu caso, agende uma consulta com a obstetra o quanto antes e deixe tudo planejado para a chegada do seu bebê!
Ginecologista e Obstetra de formação, eu acredito que informação é a maior forma de poder que podemos ter. Como médica, tenho a missão de trazer a vocês o maior número de informações possíveis, a fim de poder ajudá-las a participar ativamente do cuidado da sua saúde.
Acredito que a prevenção é a melhor escolha sempre e que o engajamento da paciente no tratamento é a melhor forma de ele dar certo.
"Faço o meu trabalho com a visão de poder estimular minhas pacientes a fazer escolhas de saúde conscientes e que caibam no seu estilo de vida."
Rua Domingos de Morais, 2781
14º Andar - Vila Mariana - São Paulo
CEP: 04035-001
3 minutos do metrô Santa Cruz
7 minutos do Hospital São Paulo
6 minutos da Unifesp
Dra. Juliana Teixeira Ribeiro • CRM-SP 152931 • RQE 70719 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.
Desenvolvido por Human Marketing Digital