Ovulação: quando ocorre e quais são os sinais

mar. 30, 2023
FALAR VIA WHATSAPP

A ovulação é a fase do ciclo menstrual no qual um dos ovários da mulher libera um óvulo maduro apto a ser fertilizado para a tuba uterina.

É nesse período que a mulher fica fértil e tem chances de engravidar!


A ovulação é regulada por um complexo sistema hormonal do corpo feminino e muitas pacientes ficam em dúvida sobre como ele ocorre e quais são os sinais.


Independentemente se você estiver desejando engravidar ou querendo evitar a concepção, entenda nesse artigo o funcionamento desse sistema e quais são os sinais que o nosso corpo nos dá!


O que é e como ocorre a ovulação?


sinais-ovulacao-dra-juliana-ribeiro-ginecologista-sao-paulo


A ovulação é o nome dado ao período em que a célula reprodutora feminina - o óvulo, ou ovócito -  é liberada, possibilitando a fertilização.


Apesar de não conseguirmos definir um intervalo exato, pois cada ciclo menstrual é único, a ovulação costuma ocorrer uma vez por mês, em média, no meio do ciclo. Para um ciclo de 28 dias, isso ocorreria 14 dias após o início da menstruação.


Temos um artigo que explica como calcular o período fértil no nosso blog! 


Nosso ciclo menstrual é controlado por alguns hormônios, como o hormônio folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH).


Durante o ciclo menstrual, vários folículos ovarianos começam a se desenvolver sob o estímulo do FSH, porém, apenas um se torna dominante e começa a produzir estrogênio.


O estrogênio faz com que o revestimento do útero, o endométrio,  se torne mais espesso, preparando-o para a possível gravidez.


Então, quando os níveis de estrogênio atingem um certo nível, a glândula hipófise libera uma grande quantidade do hormônio luteinizante LH, desencadeando a ovulação.


Após a liberação do ovário, o óvulo é captado pelas fímbrias (na extremidade da tuba uterina) e segue até a porção média da tuba, onde o encontro com espermatozóide e fecundação costuma acontecer.



Se o óvulo for fertilizado por um espermatozóide, ele encaminha-se para a cavidade do útero e ali se implanta, dando início ao desenvolvimento do feto.


como-ocorre-a-ovulacao-dra-juliana-ribeiro-ginecologista-sao-paulo


Porém, se não houver fecundação dentro de até 48 horas após a ovulação, o ovócito se degenera e o corpo o absorve.


Diferentemente do organismo masculino, que fabrica células reprodutoras (espermatozoides) ao longo da vida toda, as mulheres já nascem com um número contado de óvulos imaturos.


Além disso, esse estoque vai reduzindo com o passar do tempo (independente do número de gestações ou do uso de métodos contraceptivos) e, quando chegam na adolescência, as mulheres contam com uma média de 25% do estoque inicial de óvulos.


Claro que essa taxa de queda não é constante e nem mesmo igual para todas as mulheres, afinal, cada organismo é único e possui seu próprio ritmo. 


Você poderá ler mais sobre a reserva ovariana no nosso site!


Quais são os sinais da ovulação?


Muitas mulheres não costumam perceber qualquer sintoma nesse período, especialmente aquelas com ciclos menstruais irregulares.


Entretanto, pacientes mais sensíveis às mudanças do organismo e com ciclos regulares podem perceber alterações ou desconfortos.


Sendo assim, os principais sinais do período fértil, são:



  • Aumento da sensibilidade nas mamas;
  • Corrimento vaginal filante, fino e pegajoso, similar à clara de ovo;
  • Aumento da temperatura corporal basal em cerca de 0,3ºC;
  • Leve dor na parte inferior do abdome, no lado onde a ovulação está ocorrendo;
  • Aumento da libido;
  • Pequena perda de sangue vaginal;
  • A vulva ou a vagina ligeiramente inchada;
  • Olfato ou paladar mais aguçado.


ciclo-menstrual-irregular-dra-juliana-ribeiro-ginecologista-sao-paulo


Diante desses sinais, a mulher que pretende ou não engravidar pode adotar as devidas medidas. 


Mas ressaltamos que não podemos confiar somente nestas alterações, pois elas podem variar ao longo dos meses e sofrer influências externas, como estresse, inflamações ou infecções.


Além disso, com a correria do dia a dia, esses sinais podem passar despercebidos.


De modo geral a ovulação acontece de modo alternado entre os ovários e apenas um óvulo é liberado por ciclo menstrual.


Eventualmente pode haver uma ovulação dupla num único ciclo, podendo levar ao surgimento dos gêmeos dizigóticos (gêmeos não idênticos).


Em mulheres tentando engravidar, pode-se avaliar na urina o hormônio LH. Existem kits que conseguem dosar este hormônio e quando ele atinge seu pico a ovulação é desencadeada após cerca de 12-24h, indicando a melhor época do ciclo para tentar engravidar.


Como saber se há algo errado com a ovulação?


Detectar deficiências na ovulação sem realizar exames pode ser difícil, mas existem alguns sinais importantes que servem como alerta:


  • Menstruação irregular e imprevisível;
  • Longos períodos sem menstruar;
  • Sangramento excessivo ou quase inexistente (consideramos um fluxo normal aquele entre 5 e 80 ml para todo o período da menstruação).


Nestes casos, podemos estar diante do que chamamos de ciclos anovulatórios, ou seja, sem ovulação.


Além disso, mulheres que não ovulam também não apresentam elevação da temperatura basal ou outros sinais relatados, como o corrimento filante no período fértil. 


Então, para quem deseja engravidar, isso pode ser um ponto de atenção.


ciclo-menstrual-e-ovulacao-dra-juliana-ribeiro-ginecologista-sao-paulo
ciclo-menstrual-e-ovulacao-dra-juliana-ribeiro-ginecologista-sao-paulo


Nesse sentido, o ideal será sempre contar com uma profissional experiente para receber o encaminhamento correto para o seu caso.


Em caso de dúvidas, e independentemente do momento que você está vivendo, converse com a sua ginecologista para conhecer melhor o funcionamento do seu corpo. 



E não deixe de fazer seus exames de rotina, ficando sempre em dia com a sua saúde!


Dra Juliana Ribeiro - Ginecologista em São Paulo

Dra. Juliana Ribeiro

Ginecologia, Obstetrícia e Saúde Feminina


Ginecologista e Obstetra de formação, eu acredito que informação é a maior forma de poder que podemos ter. Como médica, tenho a missão de trazer a vocês o maior número de informações possíveis, a fim de poder ajudá-las a participar ativamente do cuidado da sua saúde.


Acredito que a prevenção é a melhor escolha sempre e que o engajamento da paciente no tratamento é a melhor forma de ele dar certo.

Compartilhe este conteúdo

Transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM): entenda esta condição
10 out., 2024
Quer conhecer os sintomas do Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM)? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e explica
Dengue na gestação: entenda os riscos
03 out., 2024
Quer saber os riscos da Dengue na Gestação? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e fala sobre o tema.
Como a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) funciona?
26 set., 2024
Quer entender como funciona a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição)? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e explica
Toxoplasmose na gestação: entenda os riscos
19 set., 2024
Quer saber quais são os riscos da Toxoplasmose na Gestação? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e explica!
Linha de evaporação no teste de gravidez: entenda!
12 set., 2024
Quer saber o que significa a Linha de Evaporação no Teste de Gravidez? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e explica!
A reversão de laqueadura é possível?
05 set., 2024
Você quer saber se a Reversão da Laqueadura é possível? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e fala sobre o tema!
Preciso retirar o útero, o que muda na minha vida?
22 ago., 2024
Quer entender as mudanças que podem ocorrer após Retirar o Útero? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e explica!
Cortisol alto: quais os impactos para a mulher?
15 ago., 2024
Quer saber qual o impacto do Cortisol Alto na saúde da mulher? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e explica
Torção do ovário: por que ocorre?
08 ago., 2024
Quer saber o que é e como reconhecer a Torção do Ovário? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e fala sobre o tema.
Calcinha absorvente é segura e higiênica?
01 ago., 2024
Quer saber como funciona a Calcinha Absorvente e se essa é uma boa opção? Dra. Juliana Ribeiro é Ginecologista em São Paulo e explica
Mais Posts
Share by: