Para entender do que eles se tratam precisamos, antes, falar um pouco sobre o orgasmo.
Isso porque, muitas mulheres não conseguem ao certo entender se já tiveram essa sensação durante uma relação sexual ou na masturbação.
Podemos dizer que o orgasmo é o pico do prazer durante o estímulo sexual, marcado por uma descarga de energia no corpo. Existem alguns sinais físicos típicos deste momento:
Ressaltamos, porém, que o orgasmo feminino não apresenta um padrão e cada mulher terá suas próprias sensações. Inclusive, uma mesma mulher poderá experimentar diversas formas de orgasmo distintas.
Fisiologicamente, o órgão responsável pelo orgasmo é o clitóris, que possui sua glande localizada na parte superior da vulva, acima de onde os lábios internos se encontram.
Esta estrutura possui cerca de 8 mil terminações nervosas, sendo bastante sensível. Além disso, o clitóris possui ramos e um corpo, que de certo modo, abraçam a vagina internamente. Essas regiões são altamente vascularizadas e também eréteis, semelhante aos corpos cavernosos do pênis.
Apesar de termos um órgão com único objetivo de nos proporcionar prazer, as questões psicológicas também são muito importantes.
Muitas são as variáveis envolvidas e o estresse, ansiedade, preocupações e dificuldades no relacionamento podem interferir na capacidade de atingir o orgasmo.
Inicialmente podemos dizer que sim, a ciência reconhece a existência dos orgasmos múltiplos, apesar de não existirem muitos estudos sobre o tema.
Então, um orgasmo múltiplo ocorre quando a mulher atinge picos sucessivos de intenso prazer, separados por um curto intervalo de tempo.
Ou seja, caso após ter o orgasmo ela continue a receber estímulos, pode ocorrer do corpo sustentar a excitação até que uma nova sensação orgástica aconteça.
O que ocorre é que, normalmente, após ter um orgasmo nosso corpo fica extremamente sensível e temos a reação de parar com o que proporciona a excitação.
Ou então, podemos simplesmente ter definido no nosso pensamento que aquela sensação intensa marca o fim da relação sexual ou da masturbação.
Dessa forma, não nos permitimos continuar com o processo que levaria a novos momentos de clímax.
No entanto, a verdade é que o corpo da mulher é capaz de vivenciar o prazer e os orgasmos múltiplos!
Assim como o orgasmo é uma sensação única para cada mulher, os orgasmos múltiplos também serão. Então, cada pessoa pode relatar este momento de uma forma, sendo as principais sensações:
Mas, como dissemos, cada pessoa vivenciará este momento de formas diferentes e terá sensações únicas.
Sendo o orgasmo um dos momentos de prazer mais intensos do ser humano, a busca pelos orgasmos múltiplos pode se tornar uma questão para as mulheres.
No entanto, não há nada de especial que se possa fazer para que eles ocorram, a não ser continuar o estímulo de forma satisfatória após ter o primeiro orgasmo.
No mais, a realidade é que, quanto menos pressão tiver, maior a possibilidade deste momento ocorrer sem que seja planejado.
Lembre-se que cobranças não são bem-vindas no momento das relações sexuais e que as chances de termos um prazer mais intenso são maiores quando estamos relaxadas.
Além disso, conhecer o próprio corpo e aquilo que nos dá prazer também é fundamental para termos relações sexuais sozinhas ou acompanhadas com mais qualidade.
Então, caso você tenha questões em relação a sua sexualidade, não deixe de procurar uma Ginecologista ou Sexóloga para te ajudar!
Ginecologista e Obstetra de formação, eu acredito que informação é a maior forma de poder que podemos ter. Como médica, tenho a missão de trazer a vocês o maior número de informações possíveis, a fim de poder ajudá-las a participar ativamente do cuidado da sua saúde.
Acredito que a prevenção é a melhor escolha sempre e que o engajamento da paciente no tratamento é a melhor forma de ele dar certo.
"Faço o meu trabalho com a visão de poder estimular minhas pacientes a fazer escolhas de saúde conscientes e que caibam no seu estilo de vida."
Rua Domingos de Morais, 2781
14º Andar - Vila Mariana - São Paulo
CEP: 04035-001
3 minutos do metrô Santa Cruz
7 minutos do Hospital São Paulo
6 minutos da Unifesp
Dra. Juliana Teixeira Ribeiro • CRM-SP 152931 • RQE 70719 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.
Desenvolvido por Human Marketing Digital